Notícias

Futsal: Entrevista a André Costa

André Costa, depois do sucesso ao comando do Núcleo Sportinguista de Pombal na época transata, assumiu esta época o comando técnico da equipa de futsal recém formada do Clube dos Caçadores de Ansião. Depois de uma excelente primeira fase do campeonato, onde a equipa não sofreu qualquer derrota, terminando em primeiro lugar e sendo a melhor defesa, o CCA disputa agora a fase final, que poderá dar o acesso à subida de divisão.

Como foi para ti receber uma proposta para treinar a equipa de futsal da tua vila-natal?

Foi com agrado que recebi e aceitei o convite para treinar a Equipa Sénior Masculina de Futsal do CCA, por diversas razões: por ter sido eu o último Treinador da Equipa Sénior Masculina de Futsal do CCA antes da inesperada extinção da Secção de Futsal, pela Direção do Clube, por nos ter sido dada a possibilidade de reativar a Secção de Futsal novamente, por ser um Projeto interessante para Ansião, por ver em Ansião potencial essencialmente humano para ir longe na modalidade e por ser na terra que me viu crescer.

Quais foram as maiores dificuldades que encontraste no início da época?

Aquela que aponto como a maior dificuldade sentida no início da época foi construir uma Equipa Diretiva para a Secção que sentisse o projeto, que respirasse Futsal e que fosse composta por gente dinâmica, responsável, competente e trabalhadora. O resultado está à vista, penso que muito do sucesso que estamos a ter neste ano de arranque se deve também ao excelente trabalho realizado pelos nossos Diretores de Secção e o compromisso que estes têm revelado em todas as situações, para nos darem as melhores condições de trabalho, e o nosso sucesso advém disso.

Quais foram os objectivos a que te foram propostos no início da época?

Não nos foram propostos quaisquer objetivos específicos no início da época, com a justificação plausível de que nada nos poderia ser exigido sendo o nosso 1º ano. Todavia ,dada a qualidade que sentimos ter, pela confiança no trabalho realizado e na evolução visível como equipa, e com a ambição, competitividade e união que nos caracteriza, fomos definindo internamente os nossos objetivos. Inicialmente passava por nos qualificarmos nos 4 primeiros lugares da 1ª Fase, que davam acesso à Fase Final e isso foi conseguido a 4 jornadas do términus da mesma, inclusivamente conseguimos terminar a 1ª Fase no 1º lugar do Grupo A, a 8 pontos do 2º classificado, e fomos ainda a melhor defesa. 

Depois do enorme sucesso da primeira fase do campeonato quais são os teus objectivos para esta segunda fase?

No momento atual, é nossa ambição subirmos de divisão, é para isso que trabalhamos arduamente todas as semanas…e a quem trabalha do modo como nós trabalhamos, ninguém pode tirar o sonho da subida de divisão.

Será possivel o sonho de ver uma equipa como o CCA – futsal a competir a nível nacional?

Relativamente ao sonho de voltar a ver uma equipa do Concelho de Ansião a competir nas Divisões Nacionais, penso que seja perfeitamente possível. A antiga equipa sénior masculina da Lagoa Parada militou nos Campeonatos da, infelizmente extinta, 3ª Divisão Nacional, muitas das pessoas que viveram e foram protagonistas nesse feito inédito, fazem agora parte da estrutura da União Desportiva de Santiago, e que pela sua experiência, pelo trabalho de excelência realizado em todos os seus escalões, o podem voltar a ambicionar a médio/longo prazo. Tal como nós, Secção de Futsal do CCA, que pretendemos ter futuramente uma formação forte, e uma Equipa Sénior Masculina cada vez mais competitiva, ambicionamos a médio/longo prazo, chegar às Divisões Nacionais, não só com a Equipa Sénior, como também com as Equipas de Formação. Para tal é necessário o empenho, a dedicação e o envolvimento de todos os intervenientes na Secção de Futsal, e com o potencial humano que a Vila tem, penso que será muito possível chegar a um patamar de nível Nacional. Ansião precisa e Ansião merece ter equipas a jogar a esse nível.

Uma última nota ou agradecimentos que queiras deixar?

Primeiramente agradecer-te pela divulgação que fazes das notícias relacionadas com o CCA, e a visibilidade que dás a todas as modalidades do Clube. Depois agradecer ao Sr. Presidente do Clube a possibilidade que deu de ser reativada a Secção de Futsal. Um agradecimento especial a todos os elementos que compõem o Staff Diretivo da Secção de Futsal pela sua entrega, seriedade, honestidade, carácter e disponibilidade para nos darem todas as condições para que possamos treinar com qualidade, desenvolvermos um bom trabalho, evoluirmos enquanto equipa e cumprirmos os objetivos a que nos propusemos. O agradecimento mais especial e sentido vai para os meus jogadores que comigo privam e que me aturam semanalmente, obrigado por acreditarem no Projeto e no trabalho que está a ser realizado, são umas máquinas!!! Por último, mas não menos importante, quero deixar um sentido agradecimento ao público que nos tem acompanhado, especialmente com uma presença assídua e assinalável nos jogos em casa, são uma inspiração para nós, é por eles que damos tudo dentro de campo, têm sido indubitavelmente o nosso 6º jogador. Agradeço do fundo do coração a crença que notoriamente depositam em nós, continuem a apoiar-nos sempre nos bons e nos maus momentos. Obrigado!!

Leave a Reply